Na imagem apresentada ao lado é possível observar um exemplar de uma teia-de-funil de uma ARANHA.
Estas aranhas australianas injectam o seu veneno com as suas presas (quelíceras), de facto afiadas e fortes. O seu veneno potente pode criar doenças graves ou causar a morte aos seres humanos, no entanto os cães e os gatos apresentam uma maior resistência ao seu veneno.
Muitos seres humanos caracterizam as tarântulas como aracnídeos venenosos letais mas no entanto não são conhecidos muitos casos mortais da sua picada.
Uma vez vi no meu jardim uma espécie de funil (como a imagem apresenta) e fiquei intrigado, fiz uma pequena experiência, ponde uma formiga na teia,e rapidamente veio uma aranha de trás de uma pedra para a paralisar e envolver com gotículas de saliva e teia,escondendo-se de novo atrás da pedra para mais tarde, a ir sugar toda a "pasta" líquida que o seu veneno fez no seu interior largando depois a carcaça.
Aqui nesta imagem temos uma aranha teia-de-funil onde permanece imóvel aguardando uma presa.
Numas certas espécies a diferença de uma fêmea para um macho é muito grande por exemplo na espécie Nephila pilipes tem lugar a um dos casos mais extraordinários, cuja a fêmea atinge os 5cm enquanto que o macho não é maior do que 5mm.
Aqui vai umas dicas sobre aranhas de ouro:
A Alimentação:
As aranhas de ouro são insectívoras, devoram mais insectos voadores, pois têm mais probabilidades de ficarem presos nos seus fios pegajosos da sua teia. A resistência apresentada nas teias destas aranhas em especial do género Nephila, é extraordinária e nelas ficam presos insectos de grande porte como escaravelhos que acabam por ser devorados por estas aranhas depois de terem sido envolvidos num casulo de seda o que lhes permite ficar imóvel. Contudo, as suas presas mais frequentes são insectos do tamanho de abelhas, borboletas,gafanhotos, vespas e inclusive PÁSSAROS, o que se pode achar muito perturbador.
A Muda:
A muda constitui uma actividade muito importante para estas aranhas que a levam a cabo inclusive durante a vida dos adultos. A cutícula quitinosa que envolve o seu exosqueleto vai-se desgastando e para a aranha é fundamental conservá-la em boas condições.A aranha pendura-se da sua teia e entra num estado de letargia (sono) e que a pouco e pouco a cobertura velha vai-se rompendo e do seu interior vai sair um novo envoltório (revestimento) embora mais mole, pois a cutícula não se encontra totalmente endurecida, mas ao contacto com o ar vai endurecendo até se tornar um exosqueleto característicos.